Falar com a comunidade é zelar pela imagem
Ao pesquisar o significado de coletividade, você verá que se trata de um conjunto de seres que partilham os mesmos hábitos, costumes e interesses. Porém, quando abordamos o conceito de comunidade, é preciso entender que mesmo fazendo parte de uma, cada indivíduo possui opiniões diversas e outras peculiaridades. É nesse ponto que surgem os desafios de uma empresa para se comunicar e engajar os habitantes locais. Não há como avançar nesse sentido sem levar em conta todas as similaridades e diferenças que um só povo pode apresentar.
Primeiramente, é necessário estabelecer e manter a transparência nas comunicações. As empresas precisam ser confiáveis e honestas em suas interações com os moradores. Mas, para garantir que essas informações sejam acessíveis e compreensíveis para todos, independentemente de sua formação ou nível de conhecimento, é necessário adaptar as mensagens aos diferentes grupos – o que exige um certo nível de sensibilidade cultural.
Outra questão, a segunda mais importante, é o gerenciamento das expectativas da comunidade, que podem ir além do que a empresa está disposta a fornecer. É importante revelar e explicar todos os investimentos que a companhia fará em prol da população local, mas sempre se empenhando para que o discurso mantenha todos com os “pés no chão” – conselho que vale para a empresa também, afinal poderá haver situações de gestão de crise, onde manter a confiança de todos poderá ser um grande desafio.
Segundo a pesquisa “A Comunicação da Governança nas Organizações no Brasil” apresentada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 57% das participantes consideram a comunicação externa importante para a governança, se dirigindo de forma constante à comunidade e ao público ao qual a organização está inserida, para prevenir crises e projetar uma imagem de transparência e honestidade.
Ao se comunicar com esse coletivo, além de utilizar uma boa linguagem, é preciso investir em canais de comunicação sempre acessíveis para garantir que a mensagem seja entregue. Implementar tecnologias, ações por meio de plataformas online, aplicativos móveis e redes sociais podem permitir que as empresas alcancem um público mais amplo de forma rápida e eficaz, resultando na construção de relacionamentos positivos e duradouros com a comunidade. Mas, é importante avaliar se todos terão acesso às ferramentas disponibilizadas.
Superar desafios requer uma abordagem estratégica e contínua, com foco na transparência, autenticidade, sensibilidade e compreensão da comunidade. As empresas que conseguem fazer isso com sucesso podem construir relacionamentos sólidos e mutuamente benéficos, é o que chamamos de coletividade no desenvolvimento humano.
*Por Fernanda Beatriz
Fernanda Beatriz é jornalista e executiva de contas na ML&A Comunicações