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A comunicação corporativa é a melhor aliada da reputação da sua marca

A comunicação corporativa é a melhor aliada da reputação da sua marca

 

A comunicação corporativa é a melhor aliada da reputação da sua marca

 

Nada pode garantir que uma empresa não tenha uma crise de imagem, até porque qualquer negócio ativo pode passar por períodos que desafiam sua reputação perante a sociedade. Mas, a boa notícia é que uma estratégia de comunicação bem pensada pode mitigar os danos à imagem da marca.

 

O que acontece é que, em geral, empresas preocupadas com sua reputação no mercado estão um passo à frente das situações que possam macular sua imagem. Uma autoridade estabelecida com seus stakeholders é fruto de uma boa execução da estratégia de comunicação e ela deve ser, antes de tudo, planejada e aplicada com antecedência, prevendo pontos de dor para reduzir os efeitos de uma situação crítica.

 Empresas que tem uma comunicação transparente e frequente com seus colaboradores, parceiros comerciais e com a comunidade onde está inserida possuem melhores chances de sobreviver a uma crise de imagem.

Empresas que possuem diálogo transparente e frequente com seus colaboradores, parceiros comerciais e com a comunidade onde está inserida possuem melhores chances de sobreviver a uma crise de imagem. Isso ocorre porque a comunicação corporativa tem o poder de estabelecer e manter a reputação de uma marca, mesmo em tempos difíceis.

 

É a habilidade de direcionar palavras assertivas e claras para o público-alvo que torna uma companhia lembrada pelo público quando há, por exemplo, a decisão da compra. Mas, entenda: criar reputação e autoridade em seu segmento vai além de exercer campanhas externas de comunicação e marketing. É preciso que o seu ecossistema corporativo seja integrado, transparente e coerente com a marca trabalhada externamente. Lembre-se que o colaborador é o primeiro a defender (ou não) a marca em sua casa, vizinhança, cidade…

 

É no dia a dia que a comunicação corporativa cria e estreita laços com seus colaboradores e familiares, comunidades vizinhas e críticos, apresentando seus valores, além das principais competências técnicas. Não é o mimo em datas comemorativas, é a seriedade com que as informações do dia a dia são transmitidas que mostram que, apesar de determinado problema, sua companhia é digna de confiança.

*Ana Carolina Reis

*Ana Carolina é jornalista, especialista em comunicação corporativa para ambientes digitais e executiva de contas da ML&A Comunicações.

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