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ESG: O que sua estratégia de comunicação tem a ver com isso?

ESG: O que sua estratégia de comunicação tem a ver com isso?

 
 
Não é de hoje que assuntos como responsabilidade ambiental, social e governança corporativa fazem parte das discussões de planejamento e dos programas de desenvolvimento e de comunicação empresarial. Em especial, nas companhias cujas operações podem gerar riscos para o meio ambiente e para a comunidade na qual atuam. Minimizar os impactos de sua atividade econômica é o mínimo esperado de empresas responsáveis e que olhem para além de seus limites operacionais, certo? E, vamos lembrar que, muitas delas têm obrigações legais a cumprir nesse sentido, se quiserem continuar em funcionamento.
 
 

Apesar de não serem temas realmente novos no mundo empresarial, alguns movimentos recentes têm pressionado, ainda mais, para que marcas dos mais variados segmentos voltem sua atenção ao conceito ESG, que na sigla em inglês refere-se às áreas de Meio Ambiente, Social e Governança (Environmental, Social e Governance).

 

Alguns desses movimentos estão diretamente relacionados à forma como nos comunicamos hoje. Avanços tecnológicos no processo de comunicação, aumento das interações e do tempo online, crescimento do volume de informação disponível, protagonismo do indivíduo na produção de conteúdo, mudanças na forma como consumimos, não somente todo esse conteúdo produzido, mas, também, produtos e serviços. Todos são aspectos que impactam a comunicação como um todo, e não seria diferente com as marcas.

 

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Akatu (Vida Saudável e Sustentável 2022 – Um estudo global de percepções do consumidor) apontou que entre 43 e 55% dos brasileiros afirmam que o fato de um produto ser ecologicamente correto influencia “muito” a sua decisão de compra – a variação de percentual ocorre de acordo com a categoria do produto. E entre 4 e 5%, apenas, declaram que esse tipo de característica tem “não muito” ou “nem um pouco” de influência. 

 

Além disso, é importante destacar que o mesmo estudo mostrou que mais da metade dos brasileiros já viu/leu/ouviu “muito” ou “alguma coisa” de marcas comunicando o quanto elas são ecologicamente corretas. Ou seja, quem ainda não aderiu a este movimento está ficando para trás.

 

Diante disso, já deu para perceber como é importante que essas três letras façam parte de sua estratégia de comunicação, certo?

 

Mas o desafio vai muito além disso. Comunicar com mensagem certa, com público adequado e utilizando múltiplos canais sempre foi, e continua sendo, importante. No entanto, é fundamental humanizar essa comunicação, além de concretizar essas práticas. As pessoas precisam sentir que estão se conectando com uma marca que entrega mais do que o cumprimento da legislação, um produto de qualidade, bom preço e atendimento eficiente.

 

Qualquer empresa, hoje, deve incluir em seus objetivos o bem-estar social, a preservação de recursos naturais, o comprometimento com o futuro do planeta e de toda a sociedade, além de um compromisso pela manutenção de relações éticas e saudáveis que beneficiem a todos. Trata-se da necessidade de um compromisso real assumido por cada indivíduo e cada companhia para que possamos, de fato, pensar em um modo de vida e trabalho mais sustentável.

 

Desta forma, temos duas ações importantes. Executar, ou seja, colocar, de fato, tudo isso em prática; e comunicar, para que essa mensagem chegue ao seu público-alvo. Em uma sociedade, felizmente, cada vez mais consciente do impacto ambiental de cada decisão de consumo, a falta de uma dessas ações, certamente, irá comprometer suas estratégias de crescimento e o futuro do negócio.

 

*Fernanda Elen

*Fernanda Elen é jornalista, com MBA em Marketing e Gestão de Equipes e diretora de atendimento e produção de conteúdo da ML&A Comunicações.

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