Nada pode garantir que uma empresa não tenha uma crise de imagem, até porque qualquer negócio ativo pode passar por períodos que desafiam sua reputação perante a sociedade. Mas, a boa notícia é que uma estratégia de comunicação bem pensada pode mitigar os danos à imagem da marca.
O que acontece é que, em geral, empresas preocupadas com sua reputação no mercado estão um passo à frente das situações que possam macular sua imagem. Uma autoridade estabelecida com seus stakeholders é fruto de uma boa execução da estratégia de comunicação e ela deve ser, antes de tudo, planejada e aplicada com antecedência, prevendo pontos de dor para reduzir os efeitos de uma situação crítica.
Empresas que possuem diálogo transparente e frequente com seus colaboradores, parceiros comerciais e com a comunidade onde está inserida possuem melhores chances de sobreviver a uma crise de imagem. Isso ocorre porque a comunicação corporativa tem o poder de estabelecer e manter a reputação de uma marca, mesmo em tempos difíceis.
É a habilidade de direcionar palavras assertivas e claras para o público-alvo que torna uma companhia lembrada pelo público quando há, por exemplo, a decisão da compra. Mas, entenda: criar reputação e autoridade em seu segmento vai além de exercer campanhas externas de comunicação e marketing. É preciso que o seu ecossistema corporativo seja integrado, transparente e coerente com a marca trabalhada externamente. Lembre-se que o colaborador é o primeiro a defender (ou não) a marca em sua casa, vizinhança, cidade…
É no dia a dia que a comunicação corporativa cria e estreita laços com seus colaboradores e familiares, comunidades vizinhas e críticos, apresentando seus valores, além das principais competências técnicas. Não é o mimo em datas comemorativas, é a seriedade com que as informações do dia a dia são transmitidas que mostram que, apesar de determinado problema, sua companhia é digna de confiança.
*Ana Carolina Reis
*Ana Carolina é jornalista, especialista em comunicação corporativa para ambientes digitais e executiva de contas da ML&A Comunicações.