Releases











ML&A Comunicações
Dandara Colins
(11) 3811-2829
dandara@mla.com.br



Palestra orienta alunos da Uninove, professores e pais a lidar com comportamentos suicidas


Tania Paris, fundadora da Associação pela Saúde Emocional de Crianças, falou sobre temas ligados à série “13 Reasons Why”

São Paulo, 15 de agosto de 2017 - A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) realizou a palestra “No Reason Why”, no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), no Campus Vergueiro, em São Paulo (SP), no dia 28 de junho. Em parceria com o projeto de incentivo estudantil da instituição, o Programa de Inclusão Universitária (PriUni), mais de 300 pessoas, entre profissionais da educação, pais e alunos participaram do encontro. O objetivo foi refletir sobre as causas de comportamentos autodestrutivos de crianças e adolescentes e oferecer informações sobre como identificar sinais e agir nessas situações.

A ideia do evento surgiu diante da preocupação com problemas expostos na série “13 Reasons Why”, baseada em um livro que aborda temas polêmicos como suicídio e depressão, contando a história de uma adolescente que grava 13 fitas narrando os motivos que a fizeram tirar a própria vida.

Durante a palestra, Tania Paris explicou o que leva a pessoa ao suicídio e que 90% dos casos podem ser evitados, como afirma a Organização Mundial da Saúde. Nesse aspecto, a Educação Emocional assume um papel preponderante pois fortalece crianças e adolescentes para que nunca tenham motivo para considerar esse ato (“No Reason Why”).

De acordo com Tania, a informação sobre suicídio e a desmistificação do tema são essenciais para que se possa conversar a respeito e obter ajuda. “Conversar abertamente e nunca minimizar os sentimentos dos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, permite a aproximação emocional entre pais e filhos. Escutar o relato de suas dificuldades, sem julgar seus sentimentos e reações, é oferecer possibilidade de manter aberto o canal de comunicação. Dessa forma, os pais podem ser reconhecidos como um ‘porto-seguro’ a quem os filhos se sintam seguros em recorrer em momentos críticos. E, numa época de tecnologia com tantas demandas pelo tempo das pessoas, é crucial disponibilizar tempo de qualidade para os filhos; aquele tempo em que, entre outros cuidados, se desliga celular, TV e computador. Deixar a agenda de lado, de vez em quando, dá aos filhos a comprovação de que eles são importantes para os pais”, revela.

Toda a verba arrecadada neste evento, por doação espontânea dos presentes, foi revertida aos programas de educação emocional da ASEC para beneficiar alunos de entidades sem fins lucrativos. A palestra está disponível para outras instituições escolares: info@asecbrasil.org.br.

Sobre a ASEC

A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, centros de assistência social, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. A associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo. Sua metodologia de capacitação de educadores em Educação Emocional foi reconhecida pelo MEC como Metodologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada.

Sobre o PriUni

Programa exclusivo da Uninove que oferece descontos nas mensalidades de todos os cursos participantes da instituição educacional e funciona por meio da parceria de centenas de ONGs, que atuam em inúmeras áreas e atendem crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situações de risco, vítimas de abandono e de maus tratos, além de ações socioambientais. 


Onde estamos

ML&A Comunicações
Alameda Madeira, 53 – Cj. 93 – Centro Empresarial e Industrial de Alphaville
Barueri / SP – Brasil CEP 06454-010
Fale Conosco


Trabalhe Conosco
Clique aqui para enviar seu currículo
Clientes