Releases











ML&A Comunicações
Dandara Colins
(11) 3811-2829
dandara@mla.com.br



Em São Paulo, programa aumenta interesse dos alunos pelos estudos e pela escola


Em 2016, Amigos do Zippy desenvolveu habilidades emocionais e sociais em crianças de 49 escolas municipais da capital

São Paulo, 22 de junho de 2017 – Nas regiões Butantã, Campo Limpo e Capela do Socorro, 3.115 crianças do Ensino Fundamental I de 49 escolas municipais de São Paulo tiveram a oportunidade de participar do Amigos do Zippy, programa de desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais. Pesquisa aplicada antes do início do programa e novamente após o término apontou que mais de 75% delas passaram a ter melhor convivência em grupo, expressar os sentimentos, criar um vínculo de confiança com o professor, apreciar o ambiente escolar, avaliar as consequências antes de tomarem decisões e se esforçar para uma constante evolução da leitura e da escrita.

Desenvolver as habilidades emocionais e sociais nas crianças é um dos objetivos do Amigos do Zippy. A ideia foi implantada nas Diretorias Regionais de Ensino (DRE) - Butantã, Campo Limpo e Capela do Socorro e o retorno foi perceptível. “Os alunos perceberam a importância do respeito e como utilizá-lo nas suas relações, propiciando maior interação e comunicação, utilizando os recursos apresentados na resolução dos problemas. O Amigos do Zippy tornou-os mais seguros e capazes de transmitir seus desejos, necessidades e sentimentos”, relatou uma professora da EMEF Marechal Deodoro da Fonseca.

Cada região destacou os melhores resultados obtidos a partir do programa:

  • DRE Butantã – Autocontrole, superação de perdas, interesse pelas atividades, valorização da escola, compartilhamento do aprendizado são resultados do programa. De acordo com os avaliadores, o número de crianças que demonstraram essas habilidades e atitudes saltou para 60%, sendo que no princípio do programa, essa margem não alcançava 25%.  
  • DRE Campo Limpo – Na visão dos professores e dos responsáveis, cerca de 70% das crianças obedecem aos “combinados” acordados e destacaram a motivação de descobrir e aprender novidades. 
  • DRE Capela do Socorro – 75% dos alunos começaram a fazer novas amizades, incentivam os demais colegas a manterem a paz, assumiram a responsabilidade e avaliam futuras consequências diante de alguma decisão a ser tomada.

A pesquisa contou com a participação de 93 docentes (professores e orientadores) e 624 pais e/ou responsáveis. Para os professores, a melhoria do relacionamento afetivo com a turma, uma maior atenção para com as necessidades de cada aluno, sua própria autoavaliação do trabalho realizado, estimulam a autoestima do aluno, colaboram com os colegas e o próprio uso da metodologia do programa em suas vidas particulares são decorrentes de um trabalho intenso e prazeroso realizado nas aulas do Amigos do Zippy.

O Amigos do Zippy foi desenvolvido na capital paulista, em 2016, como resultado de uma parceria entre as Diretorias de Ensino do Butantã, Campo Limpo e Capela do Socorro e a ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, com apoio financeiro do Instituto HSBC Solidariedade.

Amigos do Zippy

Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças a partir dos seis anos a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas.

Desenvolvido em sala de aula pelo próprio professor das crianças, que é especialmente capacitado para isso, o programa é constituído de seis módulos e baseado nas histórias do inseto Zippy – um bicho-pau – e seus amigos, um grupo de crianças, abordando temas como: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades familiares às crianças. Cada módulo possui quatro aulas de uma hora, desenvolvidas uma vez por semana, ao longo de um ano letivo.

Segundo Tania Paris, fundadora da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), entidade responsável pelo Amigos do Zippy, o programa promove a saúde emocional das crianças, aumentando-lhes a autoestima e autonomia, o que facilita encararem, de forma mais segura, os desafios acadêmicos. “Ao desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do dia a dia, a criança se prepara para toda a sorte de desafios que a vida nos reserva, com recursos para enfrenta-los positivamente”, afirma.

Mais de 270 mil crianças já participaram do Amigos do Zippy no Brasil.

Sobre a ASEC

A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, centros de assistência social, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. A associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo. Sua metodologia de capacitação de educadores em Educação Emocional foi reconhecida pelo MEC como Metodologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada.  


Onde estamos

ML&A Comunicações
Alameda Madeira, 53 – Cj. 93 – Centro Empresarial e Industrial de Alphaville
Barueri / SP – Brasil CEP 06454-010
Fale Conosco


Trabalhe Conosco
Clique aqui para enviar seu currículo
Clientes