Releases











ML&A Comunicações
Dandara Colins
(11) 3811-2829
dandara@mla.com.br



Amigos do Zippy constrói confiança entre aluno e professor


Em 2016, o programa Amigos do Zippy desenvolveu habilidades emocionais e sociais em crianças de escolas públicas de Sobradinho (DF)

São Paulo, 19 de maio de 2017 – Criar um vínculo de confiança é algo que requer tempo. As aulas do Amigos do Zippy, programa de desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, ministradas durante seis meses com 333 crianças de oito escolas da rede pública de Sobradinho (DF), após o completo processo de formação dos professores, foram o recurso que faltava para impactar significativamente a conexão entre alunos e professores. Pesquisa aplicada antes do início do projeto apontou que os estudantes nunca ou quase nunca confiavam no professor. Após a iniciativa, este número saltou para 100%, ou seja, atualmente o relacionamento é outro.

De acordo com a avaliação dos professores da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho (DF), mais de 90% das crianças desenvolveram o prazer de frequentar a escola, cuja experiência não era comum antes do Amigos do Zippy.

A pesquisa contou com a participação de 17 docentes (professores e orientadores) e 131 pais e/ou responsáveis. Outras características positivas foram observadas e destacadas pelos professores. Mais de 75% dos alunos desenvolveram novos comportamentos que melhoraram a convivência em grupo, autocontrole, aprenderam a superar as perdas, desenvolveram-se na  leitura e colocam em práticas as habilidades emocionais e sociais que tornam agradável e acolhedor o ambiente da sala de aula. 

A capacitação dos educadores se refletiu em atitudes como o respeito às dificuldades, opiniões e escolhas de cada aluno, sem contar a valorização das opiniões das crianças e o uso de conceitos e técnicas do programa na vida pessoal e na prática pedagógica.  

Resultados

O programa é desenvolvido em seis módulos e baseado nas histórias do inseto Zippy – um bicho-pau – e seus amigos, um grupo de crianças, abordando temas como: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades familiares às crianças. Cada módulo possui quatro aulas de uma hora, desenvolvidas uma vez por semana, durante seis meses.

Segundo Tania Paris, fundadora da ASEC, o programa promove a saúde emocional das crianças, aumentando-lhes a autoestima e autonomia, o que facilita encararem, de forma mais segura, os desafios acadêmicos. “Ao desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do dia a dia, a criança se prepara para toda a sorte de desafios que a vida nos reserva, com recursos para enfrenta-los positivamente”, afirma.

A avaliação do programa nas escolas foi obtida por meio de questionários respondidos pelos docentes e pais/responsáveis dos estudantes, com sua observação dos alunos no início e no final das atividades do Amigos do Zippy. A elevação da autoconfiança, autoestima, solidariedade, afeto e aproveitamento do ambiente escolar são resultados perceptíveis do programa dentro e fora da escola.

Para os professores, o conjunto de recursos educativos, a construção da afetividade com os estudantes e a promoção da autonomia são decorrentes de um trabalho intenso e prazeroso durante as aulas do Amigos do Zippy. “O mais importante foi participar, experimentar o novo. No programa, é possível você caminhar com suas atividades de sala, ele não é um fardo, é um apoio”, relata uma professora participante.

O programa Amigos do Zippy em Sobradinho foi, em 2016, resultado de uma parceria entre a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) e a Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho (DF), com recursos financeiros do Future First, programa Global de Educação do Banco HSBC.  

Amigos do Zippy

O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças a partir dos seis anos a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas. O programa é desenvolvido em sala de aula pelo próprio professor das crianças, que é especialmente capacitado para isso. Mais de 270 mil crianças já participaram do Amigos do Zippy no Brasil.

Sobre a ASEC

 

A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, centros de assistência social, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. A associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo. Sua metodologia de capacitação de educadores em Educação Emocional foi reconhecida pelo MEC como Metodologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada.  



Onde estamos

ML&A Comunicações
Alameda Madeira, 53 – Cj. 93 – Centro Empresarial e Industrial de Alphaville
Barueri / SP – Brasil CEP 06454-010
Fale Conosco


Trabalhe Conosco
Clique aqui para enviar seu currículo
Clientes